Oficina do Livro Editora

A vida de toda mulher é uma obra prima | Dia Internacional da mulher

A vida de toda mulher é uma obra prima

No mês da mulher, celebramos artistas que deixaram uma marca indelével na história. Essas mulheres não apenas produziram obras notáveis, mas também compartilharam narrativas pessoais poderosas através de suas biografias. Num mundo literário predominantemente masculino, sua persistência em ser escritoras tem redefinido os rumos da literatura global.

 

Clarice Lispector

Pouca gente sabe que a escritora nasceu na Ucrânia, em 1920, e se estabeleceu no Brasil ainda muito criança, quando sua família fugiu da perseguição antissemita. Talvez, esse fato explique, pelo menos em parte, o sucesso da obra de Clarice, com sua linguagem ao mesmo tempo poética e profunda, que há mais de 6 décadas encanta e influencia mulheres ao redor do mundo.

📖 DICAS DE LEITURA: Perto do Coração Selvagem, A Hora da Estrela, A Paixão Segundo G.H. e A Maçã no Escuro.

 

Cecília Meireles

Uma das mais importantes poetisas brasileiras do século XX, nasceu no Rio de Janeiro, em 1901. Desde jovem, Cecília mostrou um talento excepcional para a escrita, publicando seu primeiro livro de poemas, “Espectros”, aos dezoito anos.

Além da sua obra poética, que continua a inspirar leitores de todas as idades, a autora também se destacou como jornalista, educadora e tradutora. 

📖 DICAS DE LEITURA:  Viagem, Ou Isto ou Aquilo e Romanceiro da Inconfidência.

 

Djamila Ribeiro

A escritora e ativista brasileira, nasceu em 1980 em Santos. Além da sua obra literária que aborda temas como o feminismo negro, racismo estrutural, representativaidade e empoderamento, Djamila também se destaca como uma das fundadoras do coletivo Kilombo, que a atua nas questões raciais e de gênero. 

📖 DICAS DE LEITURA: Quem Tem Medo do Feminismo Negro? e Pequeno Manual Antirracista.

 

Carla Madeira

Escritora mais lida do Brasil em 2021, Carla Madeira nasceu em 1964 em Belo Horizonte. Jornalista e publicitária, a autora mineira vem inspirando e encorajando uma nova geração de autoras no país. Uma curiosidade: Sua primeira obra publicada, o romance Tudo é Rio, lançado em 2014, é resultado de um texto iniciado quatorze anos antes. Ou seja, nunca menosprezes seus escritos guardados na gaveta!

📖 DICAS DE LEITURA: Tudo é Rio, A Natureza da Mordida e Véspera 

 

A vida de toda mulher é uma obra prima.

8 de Março. Dia Internacional da mulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *